sábado, 8 de maio de 2010

TIPOS DE PISADAS

ANATOMIA DO PÉ

O pé humano é composto de 26 ossos assim distribuídos: sete ossos do tarso (tálus , calcâneo, cubóide, navicular e os três cuneiformes); cincos ossos do metatarso; 14 falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o hálux , que tem apenas duas).

Os ossos são mantidos unidos através dos ligamentos, que totalizam número de 107, formando as articulações. No pé, as articulações são em número de 33: articulação superior do tornozelo (talocrural), articulação subtalar, articulação mediotársica (calcaneocubóide e talonavicular), articulações tarsometatarsianas (cubóide, cuneiformes e bases metatársicas), articulações metatarsofalangeanas, articulações interfalangeanas.

Supinada
- A pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.

- Pé supinado é, em geral, muito rígido.

- Calçado ideal: aumento do amortecimento e da flexibilidade.


Neutra
- Inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e, então, ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
- Calçado ideal: entre amortecimento e estabilidade.




Pronada
- Aquela em que a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
- A pronação é um problema de hipermobilidade .
- Calçado ideal: menos flexível, mais estabilidade e controle do movimento (retropé).

COMO ESCOLHER O TÊNIS IDEAL?

Em primeiro lugar, é preciso entender que os tênis de corrida, em geral, são agrupados em cinco categorias: estabilidade, controle de movimento, amortecimento, performance e trilha. O que de fato vai nos interessar são as três primeiras categorias.

CONTROLE DO MOVIMENTO

- São os mais rígidos.

- Geralmente, são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte.

- Você deve preferir este tipo de tênis caso tenha um grau de pronação muito acentuada.

ESTABILIDADE

- Estes tênis possuem uma boa estabilidade, mas não deixam totalmente de lado o amortecimento. Amortecem o impacto, pelo menos no calcanhar, e sua estrutura procura minimizar o movimento de pronação , estabilizando o pé após seu contato com o solo.

- Geralmente indicado para pronadores leves a moderados, mas corredores neutros e supinadores leves podem optar por modelos dessa categoria, desde que o nível de amortecimento seja adequado ao seu peso.

- Solado semi-curvo.

AMORTECIMENTO

- Amortecimento: está do outro lado do espectro em relação à categoria Controle de Movimento.

- Tem como principal objetivo amortecer o impacto com o solo.

- Os supinadores, que normalmente têm o pé mais rígido (e portanto menos eficiente como amortecedor natural), vão encontrar aqui os modelos mais adequados. Corredores de pisada neutra também podem se satisfazer com esse tipo de tênis.

- Solado curvo ou semicurvo para estimular os movimentos dos pés.

PRINCIPAIS MARCAS

ASICS

- Nimbus 10 a 12 (Leve supinadores)

- Kayano (Pronadores)

MIZUNO

- Wave Creations (Leve supinadores, com um tempo a sistema de amortecimento cede)

- Nirvana (Pronadores)

Comente sobre esses tênis. Dê sua opinião sobre essas marcas e modelos.

Um abraço.